segunda-feira, 31 de março de 2014

Notícia

Sismo de 6,1 graus no Chile provoca derrocadas e cortes de energia 

Um sismo de 6,1 graus na escala de Richter fez estremecer, este domingo, o extremo norte do Chile sem fazer vítimas, mas provocando quedas de rochas e cortes de energia.
De acordo com o Centro Nacional de Sismologia do Chile, não há notícias de feridos, mas verificaram-se algumas de quedas de objetos, cortes no fornecimento de energia e do serviço de internet.
O fenómeno foi sentido às 15.20 horas locais (18.20 em Portugal continental), e o seu epicentro situou-se a 95 quilómetros no noroeste de Iquique, a 1.850 quilómetros a norte de Santiago do Chile e a 34,5 quilómetros de profundidade.
Os habitantes das cidades de Iquique e de Arica, esta última na fronteira com a cidade peruana de Tacna, e outras localidades próximas, fugiram para espaços abertos, mas de forma ordenada e tranquila, segundo as autoridades chilenas.
Na mesma altura, o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha chilena anunciou que o sismo não tem características para causar um tsunami nas costas do Chile.

Diário de Notícias

segunda-feira, 10 de março de 2014

Composição Visual e Memória Descritiva

Uma das tarefas da primeira proposta de trabalho de Design da Comunicação Visual consiste na elaboração de uma composição visual, em dois formatos diferentes, inspirada numa música à escolha. Para tal, selecionamos a canção "Invincible", da banda All Good Things.

Realizamos, então, as seguintes composições, constituídas por elementos básicos de comunicação visual, organizados segundo as técnicas que entendemos adequadas.


Optamos por ilustrar esta música da maneira acima representada, porque esta nos transmite emoções como força, esperança, incerteza. Utilizamos uma silhueta para simbolizar o anonimato de dois indivíduos. Unidos, estes caminham de mãos dadas, munidos de força, num cenário indefinido, nublado, em direção a uma luz que simboliza a esperança e a conquista de um objetivo - a invencibilidade.

Os elementos da comunicação visual presentes nesta imagem são os seguintes:
  • Contorno: O recorte das duas silhuetas preenchidas com uma cor esbranquiçada formam um contorno.
  • Tonalidade: Observa-se graças à presença ou ausência da luz, sendo uma das melhores ferramentas disponíveis para expressar a dimensão. Na imagem existe um gradiente de cor no fundo, estando uma tonalidade mais clara no canto superior direito e no canto inferior esquerdo uma tonalidade mais escura. Este transição gradual da cor dá uma ideia de profundidade, expressando dimensão.
  • Cor: Existe um contraste entre a cor branca das silhuetas e o fundo esfumado, com cores predominantemente escuras.
  • Dimensão: A representação da dimensão em ferramentas visuais bidimensionais depende também da ilusão. A profundidade da imagem gerada pela tonalidade/gradiente de cor cria essa ilusão que lhe atribui bidimensionalidade.

As técnicas de comunicação visual presentes na imagem ilustram as emoções que a música nos transmite.
  • Simplicidade - O pequeno número de elementos e as cores com tons semelhantes e harmoniosos dão um ar simples à composição, estando livre de complicações ou elaborações secundárias.
  • Difusão - Sendo o fundo indefinido, possui uma suavidade que atribui à imagem uma atmosfera de sentimento.
  • Economia: A organização harmoniosa e simples dos elementos da imagem fazem com que esta possua economia.
  • Opacidade: A silhueta posiciona-se sobre o fundo esfumado, ocultando parte do mesmo e fazendo com que os elementos que o constituam sejam visualmente substituídos.
  • Profundidade: A mudança de tonalidade no fundo de cores mais escuras, como o negro e o cinzento, para cores mais claras, como o cinzento claro e o branco, dão uma ideia de profundidade. Como se houvesse um caminho a percorrer da escuridão para a luz.
  • Singularidade: A imagem possui singularidade porque o olhar se foca principalmente na silhueta, que contando com outros estímulos visuais, sendo que o fundo é difuso e relativamente neutro. Neste sentido, a silhueta acaba por ter mais ênfase, que constitui a mais forte característica da singularidade.

Na composição de forma circular optamos por apresentar outra vertente da nossa interpretação. Não só da união se faz a força, o indíviduo também tem o seu poder singular. Sozinho, é capaz de ter força para enfrentar qualquer desafio ou obstáculo e o fogo simboliza essa força, esse espírito de luta.
O cd possui os seguintes elementos de comunicação visual:
  • Linha: A linha pode adotar diversas formas e expressões. Neste caso, o cabelo forma linhas verticais, que transmitem uma sensação de movimento.
  • Direção: Na imagem apresentada, as chamas a subir pelo cabelo provocam uma direção vertical no sentido ascendente.
  • Tonalidade: A imagem é composta de várias tonalidades de laranja e castanho. A tonalidade laranja, mais viva, das chamas e o castanho, mais escuro, do cabelo demonstram profundidade, expressando dimensão.
  • Textura: A textura é o elemento visual que reforça o sentido do tacto, estando presente no cabelo.
  • Movimento: Como as chamas estão a subir pelo cabelo constituem movimento.
Já as técnicas de comunicação visual que consideramos mais relevantes são as seguintes:
  • Simplicidade: A simplicidade da imagem reside no facto de esta ser composta somente pelas chamas a apoderar-se do cabelo de um indivíduo. Assim, tem um carácter imediato e elementar, sem elaborações secundárias.
  • AtividadeSendo as chamas um elemento caracterizado pelo movimento e vida própria, a sua presença dá a noção de atividade à composição, assumindo uma postura energética e estimulante.
  • Opacidade: As chamas que se apoderam do cabelo, ocultam já uma parte do mesmo, atribuindo opacidade à composição.
  • JustaposiçãoOcorre uma sobreposição de elementos, especificamente o posicionamento das chamas sobre o cabelo. Temos, assim, uma interação destes dois estímulos visuais que permitem uma comparação das relações que se estabelecem ente eles.

Concluímos com uma pequena nota: embora pudéssemos ter utilizado apenas uma imagem para os dois formatos, optámos por mostrar duas vertentes da nossa interpretação da música. Consideramos importante realçar que, para se ser "invencível" não é necessária a presença de outra pessoa para nos dar força, pois cada indivíduo possui essa força dentro de si mesmo.

Fotografia para formato circular


2ª Sessão Fotográfica





Sessão Fotográfica





domingo, 9 de março de 2014

Escolha e Análise de Imagem



Um dos ensaios teóricos da proposta de trabalho consiste na seleção e análise de uma das fotografias da recolha fotográfica que realizei. Para tal, selecionei a imagem acima apresentada, pois considero-a das imagens mais complexas a nível da presença de elementos e técnicas de comunicação visual.

 Os elementos de comunicação visual presentes nesta imagem são os seguintes:
  • Ponto: É a unidade mais simples, irredutivelmente mínima de comunicação visual. Na imagem aparecem pequenos pontos brancos onde está escrito "cartas". Embora estes pontos sejam quase impercetíveis, por serem todos da mesma cor constituem uma unidade.
  • Linha: Formada a partir de pontos próximos entre si. Pode adotar diversas formas e expressões. Na imagem estão presentes tanto linhas verticais como horizontais, sendo que ambas remetem para uma situação de movimento.
  • Contorno: A linha descreve um contorno, existindo três contornos básicos: quadrado, círculo e triângulo sendo que, a cada um deles, atribuímos vários significados. Neste caso, existem contornos retangulares, que transmitem a ideia de uniformidade e rigidez, e circulares, que proporcionam movimento e infinidade.
  • Direção: Existem três contornos básicos (horizontal/vertical, diagonal e curva) que expressam três direções visuais significativas (quadrado, triângulo e círculo, respetivamente). Nesta fotografia estão presentes contornos verticais (que transmitem equilíbrio e estabilidade) e curvos (que transmitem plenitude e repetição).
  • Tonalidade: Possível de observar devido à presença ou ausência relativa da luz. Vivendo nós num mundo dimencional, a tonalidade é uma das melhores ferramentas disponíveis para expressar essa dimensão. Os tons aproximados de verde presentes na porta conferem dimensão à fotografia.
  • Dimensão: A representação da dimensão em ferramentas visuais bidimensionais depende da ilusão. A dimensão existe no mundo real e sendo esta uma fotografia também real, possui dimensão.
  • Cor: Existe um contraste entre a cor da porta (verde) e parte de um grafiti pintado por cima desta, numa cor aproximada do branco.

"As técnicas visuais oferecem ao designer uma grande variedade de meios para a expressão
visual do conteúdo. Existem como polaridades de um continuum, ou como abordagens desiguais e antagônicas do significado (...) Seria impossível enumerar todas as técnicas disponíveis, ou, se o fizéssemos, dar-lhes definições consistentes. Aqui, como acontece a cada passo da estrutura dos meios de comunicação visual, a interpretação pessoal constitui um importante fator. Contudo, levando-se em conta essas limitações, cada técnica e seu oposto podem ser definidos em termos de uma polaridade." (DONDIS, Donis A., A Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1991.)

Nesta fotografia estão presentes várias técnicas da comunicação visual que são, portanto, utilizadas para transmitir determinadas sensações.
Sendo que a porta representada na fotografia já é bastante antiga, é notável a sua deterioração. Esta deterioração transmite uma sensação de instabilidade, que resulta numa formulação visual extremamente inquietante e provocadora. Por este mesmo motivo, esta já não é uma imagem simétrica porque, posteriormente, foram acrescentados elementos, onde está presente a irregularidade, que lhe deram um carácter assimétrico e fizeram com que esta deixasse de ser uma fotografia estática e enfadonha, passando a ter um caráter inesperado e insólito. A quantidade de elementos que foram acrescentados, com os anos à porta, juntamente com a elaboração original da mesma, também lhe atribuem complexidade, que resulta num difícil processo de organização do significado no âmbito de um determinado padrão, bem como de espontaneidade, que lhe confere pois não houve claramente um planeamento da deterioração da porta, o que lhe confere emoção, impulsividade e liberdade.
Os pontos presentes no interior das letras da caixa de correio são um exemplo de unidade presente na imagem dado que, por serem todos muito pequenos, da mesma cor (branca) e por estarem muito próximos, se confundem, muitas vezes com uma linha, o que pode ser considerado um todo.
Na fotografia apresentada está também presente a opacidade, que corresponde a um bloqueio total, a um ocultamento de elementos que são  visualmente substituídos, bem como a profundidade: a janela parece estar mais para trás do que a porta em si.

Para concluir, embora possam eventualmente existir outras técnicas de comunicação visual na fotografia, considerei as que referi como as mais relevantes e posso também concluir que se alguma destas não estivesse presente na mesma, transformá-la-ia noutra imagem diferente.
"No one unit of the system can be changed without modifying the whole." (DONDIS, Donis A., A Primer of Visual Literacy. Washington: Library of Congress, 1973.)


Recolha Fotográfica e Memória Descritiva















A primeira proposta de trabalho para a disciplina de Design de Comunicação Visual consiste numa recolha fotográfica de imagens onde se destaquem os Elementos e Técnicas de Comunicação Visual. As fotografias apresentadas correspondem à minha recolha fotográfica, sendo todas da minha autoria. Nelas encontram-se elementos como o ponto, a linha, o contorno, a direção, a tonalidade, a escala, a dimensão, a textura, o movimento e a cor. Já a nível das técnicas de comunicação visual, são visíveis o equilíbrio, instabilidade, simetria, assimetria, regularidade, irregularidade, simplicidade, complexidade, unidade, fragmentação, economia, profusão, minimização, exagero, previsibilidade, espontaneidade, atividade, estase, subtileza, ousadia, neutralidade, ênfase, transparência, opacidade, estabilidade, variação, exatidão, distorção, planura, profundidade, singularidade, justaposição, sequencialidade, acaso, agudeza, difusão, repetição, episodicidade. Sendo o objetivo principal desta tarefa a captação dos elementos e técnicas de comunicação visual, foi possível fazer uma “desconstrução” de objetos ou cenários que encontramos no nosso dia-a-dia, permitindo observar os pequenos pormenores que os compõem.

Background com Silhueta


Recorte do modelo para as silhuetas

Background Definitivo