segunda-feira, 28 de abril de 2014

Notícias para a proposta de infografia jornalística


"Tornados fazem pelo menos 17 mortos
Fortes tornados, nos estados de Arkansas e Oklahoma, nos Estados Unidos, provocaram a morte este domingo a, pelo menos 17 pessoas, segundo informações das equipas de emergência, citadas pela agência AEF.

O departamento de Gestão de Emergência de Arkansas relatou 15 mortes relacionadas com a tempestade, enquanto o serviço homólogo de Oklahoma, afirmou que havia pelo menos duas vítimas mortais do tornado naquele Estado.
O serviço de meteorologia alertou os norte-americanos para o facto de serem esperados outros tornados, nos próximos dias, em todo o centro-sul dos Estados Unidos."
Diário de Notícias

"EUA: Tornados em Oklahoma e Arkansas provocam 12 mortos

Pelo menos 12 pessoas morreram este domingo, nos Estados Unidos, devido a fortes tornados nos estados de Arkansas e Oklahoma, de acordo com a agência Reuters.

O departamento de Gestão de Emergência de Arkansas relatou dez mortes relacionadas com a tempestade, enquanto o serviço de Oklahoma confirma pelo menos duas vítimas do tornado naquele estado.
Os tornados também atingiram Nebraska, Iowa, Missouri e Kansas, onde dezenas de casas na cidade de Baxter Springs foram destruídas.

Vários estados emitiram um sinal de observação de tornado, o que significa que os tornados se podem formar, mas não são uma ameaça imediata. Os estados incluem Kansas, Missouri, Mississippi, Nebraska, Iowa, Texas, Louisiana, Novo México e Tennessee.
O Serviço Nacional de Meteorologia alertou para uma ameaça de mau tempo e sublinhou um «alto risco de tempestades severas e tornados durante a noite em todo sudoeste e central de Arkansas»."
TSF

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Exercício de Cor

Na última aula de Design da Comunicação Visual, foi-nos proposta a elaboração de um exercício de cor. O objetivo era escolher uma imagem e alterar o seu significado, somente através da mudança de cor. Para tal, foi feita uma edição de imagem no programa Adobe Photoshop.

Para a realização deste exercício selecionei a imagem que se segue - trata-se da Elsa, uma das princesas Disney do filme galardoado filme de animação "Frozen".

Imagem Original

A Elsa é uma princesa que tem o poder de congelar. O seu cabelo loiro, os olhos e o vestido azuis claros dão-lhe o ar delicado e fresco, característico das princesas Disney. Para mudar o significado desta imagem, lembrei-me de que a Idina Menzel, a atriz que dá voz à Elsa na versão inglesa do filme, é quem dá voz à "Wicked Witch" no musical da Broadway "Wicked" - musical inspirado no Feiticeiro de Oz.

Primeira Experiência

Assim, substitui a cor azul (simbólica de gelo) do fundo, pela cor verde - característica da "Wicked Witch". Mudei o cabelo para preto e a tom de pele para verde, tal como a personagem. No entanto, para dar um aspeto mais agressivo à nova imagem, optei por mudar o vestido para vermelho, por ser uma cor violenta e por fazer alusão aos sapatos vermelhos do Feiticeiro de Oz.

Segunda Experiência

Após um primeiro resultado, decidi fazer outra experiência. Desta vez, utilizei as cores reais da "Wicked Witch", mudando a cor do vestido para preto e aprimorando as tonalidades que já havia colocado na imagem anterior. Considerei que estas eram mais apropriadas e mais próximas do objetivo que pretendia.

Na minha opinião, este trabalho foi um dos mais interessantes deste semestre. Adorei o desafio que constitui a obtenção de um significado distinto só com a mudança de cor, o da transformação de uma personagem encantada e bondosa, numa personagem amaldiçoada e maléfica.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Proposta II - Comunicação Visual



No âmbito da disciplina de Design da Comunicação Visual, foi-nos proposta a elaboração de uma infografia, recorrendo apenas a elementos tipográficos, com base num texto, artigo ou notícia. Para tal, selecionamos uma notícia do Jornal de Notícias, intitulada "Sismo de 6.1 graus no Chile provoca derrocadas e cortes de energia".
Escolhemos esta notícia por fazer parte de um jornal de renome no Porto e por se tratar de um sismo - tema que captou a nossa atenção, tendo em conta que viemos da área de Ciências e Tecnologias e que abordamos o tema "Sismologia" na disciplina de Geologia, no secundário. Desde logo, percebemos que, a nível da imagem, viria a dar uma composição interessante, já se trata de um acontecimento que desperta a nossa memória visual.

Um sismo é um fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, que tem origem num ponto, ao qual se dá o nome de epicentro. A partir deste local, as vibrações propagam-se em forma de ondas sísmicas, que diminuem de intensidade à medida que se afastam do ponto central. Foi com base nestas noções de geologia que elaboramos uma ideia base para a nossa composição visual.

Optámos por utilizar o tipo de letra Myriad Pro (não serifada) pois, dado que um sismo é um fenómeno que exalta a força e a violência, utilizar script ou letra serifada não faria sentido, já que estas são sinónimo de elegância e delicadeza.
Colocámos a magnitude do sismo (6,1) no local onde se encontra o epicentro. A partir desse ponto, as ideias da notícia desenvolvem-se em torno do centro, de forma circular e inconstante, sendo que as mais centrais constituem a informação mais relevante da notícia, relevância essa, que vai diminuindo de intensidade, tal como as ondas sísmicas, à medida que se afastam do centro (respeitando as normas do modelo da pirâmide invertida). Optámos, também, por diminuir o tamanho das letras, de forma gradual, para enfatizar os vários graus de importância da informação e de intensidade das ondas sísmicas.
Decidimos utilizar a cor vermelha na posição fulcral que constitui o epicentro, visto esta ser uma cor forte que transmite uma sensação de violência; e por contrastar com as várias tonalidades de preto e cinzento do restante texto. A partir deste ponto, a cor das letras sofre um gradiente, desde o preto até ao cinzento claro remetendo, novamente, para a gradual diminuição da intensidade das ondas e relevância do conteúdo noticioso.
Por fim, colocamos o contorno da América do Sul, por detrás da composição tipográfica, para dar uma noção de onde o sismo tinha ocorrido (Chile).

Proposta II - Escolha e Análise da Fotografia



De entre todas as fotografias que recolhi, esta foi a que mais captou a minha atenção. Trata-se do nome de uma série televisiva: "Reign", que aparece no genérico da mesma.

Este tipo de letra, não reconhecível, vai de encontro ao contexto da série. Reign, tal como o nome indica, é uma série que trata de um reinado, incide sobre o tema realeza. Assim, foi utilizado um tipo de letra serifada, que exprime elegância, delicadeza mas também precisão. Estas características relacionam-se com o conceito de realeza, sempre composta por entidades elegantes, delicadas mas também decididas e com uma grande força interior 

As letras apresentam-se em dourado, a cor do ouro - o que faz com que esta cor esteja automaticamente associada ao ouro, à riqueza, a algo majestoso. A "perna" do "R" que se prolonga em forma de ornamento atribui uma majestosidade ainda maior à palavra/ao tipo de letra, fazendo alusão à majestosidade das famílias reais e à expressão "sua majestade", normalmente utilizada para tratar um soberano.

Foi a convergência de todo este conjunto de todos estes elementos tipográficos que me levou a selecionar esta fotografia da minha recolha, pois admiro o facto de os seus criadores terem utilizado todas estas características que permitem que a imagem do título se relacione tão bem com o conteúdo da série televisiva.

Proposta II - Recolha Fotográfica

Tal como pedido na proposta II da disciplina de Design da Comunicação Visual do curso de Ciências da Comunicação: Jornalismo Assessoria, Multimédia, procedi a uma recolha fotográfica, tendo recolhido alguns exemplos de utilização de tipografia. Os elementos fotográficos aqui presentes foram recolhidos na minha cidade, Espinho, e no Porto. Com este trabalho, comecei a estar mais atenta à tipografia presente no nome de séries televisivas, em montras de lojas, cartazes, publicidades, vitrines entre outros. Assim sendo, eis alguns exemplos de utilização de tipografia que recolhi e que me chamaram particularmente a atenção: