segunda-feira, 7 de abril de 2014

Proposta II - Comunicação Visual



No âmbito da disciplina de Design da Comunicação Visual, foi-nos proposta a elaboração de uma infografia, recorrendo apenas a elementos tipográficos, com base num texto, artigo ou notícia. Para tal, selecionamos uma notícia do Jornal de Notícias, intitulada "Sismo de 6.1 graus no Chile provoca derrocadas e cortes de energia".
Escolhemos esta notícia por fazer parte de um jornal de renome no Porto e por se tratar de um sismo - tema que captou a nossa atenção, tendo em conta que viemos da área de Ciências e Tecnologias e que abordamos o tema "Sismologia" na disciplina de Geologia, no secundário. Desde logo, percebemos que, a nível da imagem, viria a dar uma composição interessante, já se trata de um acontecimento que desperta a nossa memória visual.

Um sismo é um fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, que tem origem num ponto, ao qual se dá o nome de epicentro. A partir deste local, as vibrações propagam-se em forma de ondas sísmicas, que diminuem de intensidade à medida que se afastam do ponto central. Foi com base nestas noções de geologia que elaboramos uma ideia base para a nossa composição visual.

Optámos por utilizar o tipo de letra Myriad Pro (não serifada) pois, dado que um sismo é um fenómeno que exalta a força e a violência, utilizar script ou letra serifada não faria sentido, já que estas são sinónimo de elegância e delicadeza.
Colocámos a magnitude do sismo (6,1) no local onde se encontra o epicentro. A partir desse ponto, as ideias da notícia desenvolvem-se em torno do centro, de forma circular e inconstante, sendo que as mais centrais constituem a informação mais relevante da notícia, relevância essa, que vai diminuindo de intensidade, tal como as ondas sísmicas, à medida que se afastam do centro (respeitando as normas do modelo da pirâmide invertida). Optámos, também, por diminuir o tamanho das letras, de forma gradual, para enfatizar os vários graus de importância da informação e de intensidade das ondas sísmicas.
Decidimos utilizar a cor vermelha na posição fulcral que constitui o epicentro, visto esta ser uma cor forte que transmite uma sensação de violência; e por contrastar com as várias tonalidades de preto e cinzento do restante texto. A partir deste ponto, a cor das letras sofre um gradiente, desde o preto até ao cinzento claro remetendo, novamente, para a gradual diminuição da intensidade das ondas e relevância do conteúdo noticioso.
Por fim, colocamos o contorno da América do Sul, por detrás da composição tipográfica, para dar uma noção de onde o sismo tinha ocorrido (Chile).

Sem comentários:

Enviar um comentário